Prefeito Joãozinho Pereira se reúne com dirigentes da Fecomércio/AL

Com Assessoria Fecomércio

O prefeito de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, visitou nesta quarta-feira, dia 8, a diretoria do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFEPD. Viabilizar novas parcerias para o Centro Profissionalizante Municipal foi um dos principais assuntos abordados no encontro, do qual participaram o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio AL), Wilton Malta; do diretor Regional do Sesc, Willys Albuquerque; e a diretora do Senac, Telma Ribeiro.

Teotônio Vilela tem aproximadamente 44 mil habitantes, 88% da população depende da rede municipal de ensino e, 90%, do SUS. De acordo com o gestor municipal, dos municípios que receberam precatórios, Teotônio é o primeiro que investirá toda em educação. “Estou para assinar a ordem de serviço de seis escolas e a expectativa é de que estejam prontas até o final do ano para funcionarem de forma integral”, pontuou.

O presidente do Sistema e da Fecomércio, Wilton Malta, relembrou que a escolha do município para receber uma unidade do Sesc Ler se deu a partir da veiculação nacional de que Teotônio tinha um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “Nos últimos 10 anos a prefeitura fez um trabalho sério na área educacional e a presença do Sistema no município é um dos motivos que faz com que nós também participemos desse crescimento, seja com ações na área de capacitação profissional com o Senac, seja com o desenvolvimento social por meio do Sesc”, disse.

Atuação

Atualmente, o Senac já viabiliza alguns cursos profissionalizantes em parceria com a prefeitura, mas a ideia é ampliar essa atuação. De acordo com Telma Ribeiro, há intenção do Senac em atender algumas demandas pontuais do município. A ideia seria promover os cursos Cuidador de Idosos, em parceria com a Secretaria de Saúde; Boa Práticas na Manipulação de Alimentos e Qualidade no Atentimento ao Público para Fiscal Escola, ambos em parceria com a Secretaria de Educação.

Estimular outras áreas de formação para fomentar a economia local também é interesse do Senac. “Se a parceria vai atender ao funcionalismo público, podemos atender também as famílias destes funcionários. Podemos oferecer cursos como manicure e corte e costura, oferecendo condições de melhorar a realidade dessas famílias”, afirmou. No encerramento, prefeitura junto com empresários locais forneceriam kits para que essas pessoas possam começar a trabalhar.

O Sesc também atua no município com o projeto Sesc Ler. São 100 alunos atendidos pelo Projeto Habilidades de Estudo (PHE), 90 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 88 alunos na Escolinha de Futebol. Willys lembrou que a unidade foi inaugurada em 2005 durante uma gestão do próprio Joãozinho. Além de trabalhar a educação, o projeto oferece atividades para a comunidade, como ginástica, exposições, exibição de filmes, oficinas e palestras, dentre outras. “São 12 anos atuando no município. Sempre promovemos eventos culturais e envolvemos os alunos da rede municipal. Estamos abertos também a novas parcerias”, falou o diretor do Sesc.

Segundo afirmou o prefeito, é seu interesse aumentar o fluxo para o projeto, havendo possibilidade da prefeitura assumir a questão do transporte público para permitir que os moradores dos povoados tenham acesso ao projeto, conforme pontuou Willys ao falar das necessidades para a expansão da ação.

Durante o encontro, a assessora técnica da Fecomércio, Izabel Vasconcelos, disse que um dos projetos da Fecomércio é, em parceria com a prefeitura, disponibilizar a Casa do Comércio. “Seria um espaço onde poderíamos ter os serviços da prefeitura com o apoio do Sistema Fecomércio. A ideia é ampliar os serviços que a prefeitura tem para o empresário local. Ver o que o que pode oferecer para facilitar a rotina do empresário”, observou.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira, dia 13, para ajustarem as possibilidades concretas de parcerias.